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sexta-feira, 25 de março de 2011

O CONSUMO DA CANA-DE-AÇÚCAR TRAZ DIVERSOS BENEFÍCIOS À SAÚDE.

Caldo de cana ou garapa é o nome que se dá ao líquido extraído da cana-de-açúcar no processo de moagem; assim, quando espremida, a cana fornece um caldo de cor esverdeada e paladar muito apreciado. Rico em sacarose, o maior consumo de cana-de-açúcar na população é na forma de bebida, - caldo de cana - puro ou acrescido de limão ou abacaxi, e muito bom para pessoas que fazem exercícios, ele repõe as energias. O caldo da cana conserva todos os nutrientes da cana-de-açúcar, entre eles minerais (de 3 a 5%) como ferro, cálcio, potássio, sódio, fósforo, magnésio e cloro, além de vitaminas do complexo B e C. A planta contém ainda glicose (de 2% a 4%), frutose (de 2% a 4%), proteínas (0,5% a 0,6%), amido (0,001% a 0,05%) ceras e graxos (0,05% a 0,015%) e corantes, entre 3% a 5%. Além desses, o caldo de cana é composto por antioxidantes: ácidos fenólicos (cafêico, sináptico e isômeros do ácido clorogênico), flavonóides (apigenina, luteolina e derivados de tricina) e outros compostos fenólicos. O caldo de cana tem sido utilizado como suplemento alimentar natural para a reposição de glicogênio muscular quando da prática de atividades físicas. O consumo também auxilia na hidratação por conter sódio e potássio, ajuda a restaurar o sistema imunológico pela quantidade de vitaminas que apresenta e, unida a frutas como o maracujá, o morango e o limão, entre outras, é um excelente antioxidante que ajuda a proteger as membranas de nossas células. Hoje já se sabe que ele é excelente para atletas de futebol.

2 comentários:

Anônimo disse...

Maravilha,muito útil no meu trabalho de escola.

Anônimo disse...

Gostei muito também me ajudou bastante no meu trabalho de escola.