Pesquisar este blog

sábado, 6 de julho de 2013

ATAQUES A BANCOS NO BRASIL EXPLORAM MASSAS DE PCS CONTAMINADOS



Um número incalculável de computadores pessoais - seguramente na casa das dezenas de milhares - estão sendo utilizados como "inocentes úteis" nos recentes ataques ao sistema bancário brasileiro que já derrubou o sistema do Bradesco e agora tenta interditar as operações do Itaú, Banco do Brasil e outras instituições de menor porte. O alerta é de Eduardo D´Antona, Country Partner da Bitdefender Brasil e especialista em sistemas Antivírus e ameaças eletrônicas. Segundo o executivo, o ataque que ocorre no Brasil enquadra-se no modelo tático mais utilizado pelos hacktivistas, que consiste em esgotar a capacidade de respostas de um servidor web de grande porte mediante uma avalanche de solicitações de acesso simultâneas, enviados por computadores pessoais transformados em "zumbis". Denominada DDoS (Negação Distribuída de Serviços, no acrônimo em Inglês), esta modalidade de ataques se vale da contaminação em massa, por códigos maliciosos, de computadores pessoais desprotegidos, através do espalhamento de spam. "Uma vez alojados no hospedeiro, estes vírus ficam inertes até que o computador 'mestre', controlado pelo pirata, emita a ordem de ataque", explica D' Antona. Segundo ele, a ordem de ataque, neste caso, é de que a máquina zumbi passe a direcionar incessantes pedidos de acesso ao servidor web de uma instituição até que o serviço caia. "Por mais bem protegidos que sejam os sistemas de internet dos grandes bancos, fica extremamente difícil para eles se protegerem contra o DDoS, justamente devido à facilidade com que os criminosos ou hacktivistas arregimentam zumbis para articular os seus ataques", comenta o executivo.  A Bitdefender alerta que alguns sintomas - como lentidão ou travamento do computador - podem ser sintomas da presença de um vírus empregado para DDoS. "Seja como for, é altamente aconselhável que, diante deste grande ataque, o usuário faça uma varredura em sua máquina utilizando um antivírus atualizado", completa ele.
A Bitdefender no Brasil
Em todo o território nacional, a Bitdefender tem suas atividades comerciais e de marketing a cargo do distribuidor brasileiro Securisoft, que atua como Country Partner.
A Bitdefender é a criadora de um dos mais premiados e eficientes sistemas de segurança de abrangência internacional. Desde 2001, a companhia tem registrado crescimento em todo mercado, com o desenvolvimento de novos padrões para prevenção pró-ativa de riscos. Dessa forma, os aplicativos da Biteefender® protegem dezenas de milhões de usuários domésticos e corporativos em todo o mundo, oferecendo experiências digitais confiáveis e seguras.

Nenhum comentário: