Em todos os setores da vida, existem
profissionais que se destacam por fazer de sua profissão, uma missão, uma
oportunidade de fazer a diferença na aquilo que fazem. Em toda profissão, não
pode faltar de forma alguma, uma palavrinha chamada ÉTICA. Pequena na forma de escrevemos, mais gigante na sua
potencialidade. O que é ética? O termo
ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa).
Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta
humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom
funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste
sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada
com o sentimento de justiça social. A ética é construída por uma sociedade com
base nos valores históricos e culturais.
Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e
princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
A ÉTICA N NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Porque fiz esta apresentação? Parar falar de um assunto muito delicado. Recentemente
foi divulgado uma lista pelo atual interventor do Bahia, que substitui o
presidente Marcelo Guimarães Filho, afastado pela justiça, em que aparece nomes de radialistas,
empresários, ex-atletas e outros,como funcionários do clube. Alguns recebendo vultosos
salários do Tricolor e sem prestar na verdade nenhum tipo de serviço. Radialistas
que muitas vezes, emitem opiniões nos microfones, ou escrevem em sites e jornais, tomando posições, sempre em defesa
dos interesses, neste caso do presidente afastado (refiro-me aos radialistas
que aprecem na lista de funcionários do Bahia). Está certo isto? Lógico que não. Cadê a ética, a mora? Mas espera ai? Só eles? E as emissoras de
Rádio e TV, que recebem dinheiro de políticos para “blindá-los de denuncias”,
para elogiá-los, para criticar de forma incisiva seus adversários, também não estão
agindo sem nenhuma ética? Não estão
enganado seus ouvintes ou telespectadores? Aqui na Bahia isto virou moda. Existe o Rádio ou a TV, que defende um
governo de situação, e outra emissora de Rádio e TV que defende a oposição.
E vale tudo. Denuncias, baixarias, porradas, mortes, enfim, menos a informação
a ética. Esta na hora de rever os conceitos. Hoje na imprensa, na vida diária,
existe uma máxima terrível; TUDO POR
DINHEIRO. Nada mais triste para um ser humano, que ver o seu nome execrado
pela sociedade, pela opinião publica, no caso de pessoas que trabalham na
grande mídia.
Para nós que trabalhamos na imprensa, fica
aqui uma meditação de alguns princípios básicos que norteiam a nossa profissão.
Princípio
IV – A Integridade do Jornalista Profissional
O papel social do
jornalista demanda que a profissão mantenha padrões altos de integridade,
inclusive o direito do jornalista de recusar um tipo de trabalho que seja
contra a sua convicção interior ou de descobrir fontes de informação como
também o direito de participar na decisão-fabricação do meio no qual ele ou ela
são empregados. A integridade da profissão não permite que o jornalista aceite
qualquer forma de suborno ou a promoção de qualquer interesse privado que vá de
encontro ao bem-estar geral. Igualmente faz parte da ética profissional
respeitar a propriedade intelectual e, em particular, se conter de plágio.
Mais informação sobre
acesse; http://imprensa-pe.com.br/home/?page_id=90
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