Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

OS JORNALISTAS, RADIALISTAS E A ÉTICA! E LISTA DE FUNCIONÁRIOS DO BAHIA?



Em todos os setores da vida, existem profissionais que se destacam por fazer de sua profissão, uma missão, uma oportunidade de fazer a diferença na aquilo que fazem. Em toda profissão, não pode faltar de forma alguma, uma palavrinha chamada ÉTICA. Pequena na forma de escrevemos, mais gigante na sua potencialidade. O que é ética? O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. 



A ÉTICA N NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Porque fiz esta apresentação? Parar falar de um assunto muito delicado. Recentemente foi divulgado uma lista pelo atual interventor do Bahia, que substitui o presidente Marcelo Guimarães Filho, afastado pela justiça,  em que aparece nomes de radialistas, empresários, ex-atletas e outros,como funcionários do clube. Alguns recebendo vultosos salários do Tricolor e sem prestar na verdade nenhum tipo de serviço. Radialistas que muitas vezes, emitem opiniões nos microfones, ou escrevem em sites e jornais, tomando posições, sempre em defesa dos interesses, neste caso do presidente afastado (refiro-me aos radialistas que aprecem na lista de funcionários do Bahia). Está certo isto? Lógico que não. Cadê a ética, a mora? Mas espera ai? Só eles? E as emissoras de Rádio e TV, que recebem dinheiro de políticos para “blindá-los de denuncias”, para elogiá-los, para criticar de forma incisiva seus adversários, também não estão agindo sem nenhuma  ética? Não estão enganado seus ouvintes ou  telespectadores? Aqui na Bahia isto virou moda. Existe o Rádio ou a TV, que defende um governo de situação, e outra emissora de Rádio e TV que defende a oposição. E vale tudo. Denuncias, baixarias, porradas, mortes, enfim, menos a informação a ética. Esta na hora de rever os conceitos. Hoje na imprensa, na vida diária, existe uma máxima terrível; TUDO POR DINHEIRO. Nada mais triste para um ser humano, que ver o seu nome execrado pela sociedade, pela opinião publica, no caso de pessoas que trabalham na grande mídia.

Para nós que trabalhamos na imprensa, fica aqui uma meditação de alguns princípios básicos que norteiam a nossa profissão.

Princípio IV – A Integridade do Jornalista Profissional
O papel social do jornalista demanda que a profissão mantenha padrões altos de integridade, inclusive o direito do jornalista de recusar um tipo de trabalho que seja contra a sua convicção interior ou de descobrir fontes de informação como também o direito de participar na decisão-fabricação do meio no qual ele ou ela são empregados. A integridade da profissão não permite que o jornalista aceite qualquer forma de suborno ou a promoção de qualquer interesse privado que vá de encontro ao bem-estar geral. Igualmente faz parte da ética profissional respeitar a propriedade intelectual e, em particular, se conter de plágio.
Mais informação sobre acesse; http://imprensa-pe.com.br/home/?page_id=90

Nenhum comentário: