Foi assinado nesta
segunda-feira (25), na Governadoria, Centro Administrativo da Bahia (CAB), um
acordo de cooperação técnica entre o Estado e os municípios de Salvador, Vera
Cruz, Itaparica e Jaguaripe, envolvidos nas obras da ponte Salvador-Itaparica. O
objetivo é facilitar a colaboração durante os estudos que pretendem elaborar o
plano de desenvolvimento socioeconômico da ponte, que integra o Sistema Viário
Oeste.De acordo com o secretário estadual do Planejamento, José Sergio
Gabrielli, os estudos compreendem modelagem econômico-financeira, projetos
conceituais de engenharia e análise de impactos ambientais e culturais. “Existirão novas
atividades econômicas com a construção da ponte, inclusive com a atração de
empresas para a região, geração de empregos. Por isso vamos promover a análise
de impactos ambientais, de desapropriação, entre outros”, disse Gabrielli. A partir do resultado dos estudos, pode
haver adequações nos planos diretores municipais e reestruturação da mobilidade
urbana nos municípios envolvidos.
PONTE SALVADOR E ITAPARICA É UM SONHO DOS BAIANOS...
PONTE SALVADOR E ITAPARICA É UM SONHO DOS BAIANOS...
Para o prefeito de
Itaparica, Raimundo Nonato, o projeto vai garantir o maior desenvolvimento da
região. “Este é um projeto ousado. Sabemos que as cidades poderão sofrer alguns
impactos negativos, mas principalmente positivos. Precisamos buscar o
desenvolvimento econômico e social e esta é uma oportunidade grandiosa”. O Procedimento de
Manifestação de Interesse (PMI), encerrado em 2011, definiu uma proposta
conceitual para a ponte, no que se refere aos aspectos paisagísticos, traçado,
aproveitamento viário, entre outros itens.Segundo Gabrielli, o PMI apontou um
investimento de aproximadamente R$ 7 bilhões, englobando a construção da ponte,
duplicação das rodovias, desapropriações e investimentos em infraestrutura.
“Esse valor pode ser alterado, e a partir das análises poderemos reduzir os
custos”. A ponte terá aproximadamente 12
quilômetros e vai reduzir a distância de 24 municípios para Salvador. Santo
Antônio de Jesus, por exemplo, terá a distância reduzida em mais de 40%. “Nos
debruçamos nesse projeto há dois anos e precisamos desse tempo para que fossem
feitas todas as avaliações. Agora estamos na última fase preparatória,
fundamental para as gestões municipais envolvidas e para a população. Creio que
assim poderemos superar as dificuldades e esclarecer algumas preocupações”,
disse o governador Jaques Wagner.
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