Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de maio de 2011

BAHIA É ESTADO COM MAIS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE MISÉRIA, DIZ GOVERNO

 
Segundo ministério, Bahia tem 2,4 milhões de extremamente pobres


Uma pessima noticia para nosso estado. A Bahia é o estado brasileiro com a maior concentração de pessoas em situação de extrema pobreza (2,4 milhões), de acordo com dados Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Nesta terça, o ministério informou que o Brasil tem 16,27 milhões. Os três estados com mais pessoas em extrema pobreza estão no Nordeste - o segundo é o Maranhão (1,7 milhão) e o terceiro é o Ceará (1,5 millhão). O Pará, na região Norte, é o quarto (1,43 milhão). O quinto é Pernambuco (1,37 milhão) e, em sexto, está São Paulo (1,08 milhão). As menores concentrações de pessoas em situação de miséria estão no Distrito Federal (46,58 mil), Roraima (73,35 mil), Amapá (82,92 mil) e Santa Catarina (102,67 mil). Os dados form produzidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para subsidiar o programa "Brasil sem Miséria", que será lançado nas próximas semanas pela presidente Dilma Rousseff. Regiões; A região Nordeste concentra a maior parte dos extremamente pobres - 9,61 milhões de pessoas ou 59,1%. Destes, a maior parcela (56,4%) vive no campo; 43,6% estão em áreas urbanas. A região Sudeste tem 2,72 milhões de brasileiros em situação de miséria, seguida por Norte, com 2,65 milhões, Sul (715,96 mil), e Centro-Oeste (557,44 mil). Agora? Os politicos falam tanto em crecimento em recuperação de empregos. Está informação?

Um comentário:

FERNANDOMOTA disse...

TODOS POR PEDRO ALEXANDRE
Não posso deixar de registrar aqui a minha revolta incontida com relação a essa situação de injustiça social em que há muito tempo vive o município de Pedro Alexandre. Quem é filho da terra, como eu; quem tem amor por esse pedaço de chão semi-árido, como tenho; quem tem ideais para com o destino de nossa gente, como tenho demonstrado; quem tem se colocado, de corpo e alma, ao lado de companheiros e companheiras de fé e de luta a serviço da boa causa, como tenho feito ao longo de minha trajetória política; não pode aceitar de braços cruzados, de boca fechada, de olhos cerrados, de ouvidos tapados essa imensa vergonha. O povo simples e hospitaleiro de Pedro Alexandre precisa arregalar os olhos para enxergar essa dura realidade.
Quem está na areia movediça, quanto mais se mexe, mais se afunda. No nosso caso é mais ou menos o que acontece. Estamos com os pés atolados na lama do descaso administrativo que há muito vigora. O pior é que poucas pessoas tem coragem de se mexer para sair do lugar. É muito fácil entender isso. Mas é muito difícil ter uma atitude cidadã. Porque ela exige coragem, disposição, enfrentamento, luta. O mal da grande maioria das pessoas é esperar que Deus opere um milagre, ou então que alguém faça por todos. Aqueles que se acomodam diante das grandes dificuldades, colaboram para que o estado de miséria, exclusão e perversidade permaneça na sociedade. Quando um povo tem medo de se manifestar contra uma determinação situação, é porque seu governante é ditador, opressor. Na terra em que o governante é poderoso o povo é submisso, é escravizado. Algumas pessoas só são fortes porque muitas são fracas.
Segundo dados recentemente divulgados pelo Governo Federal, a Bahia é o estado com a maior quantidade de pessoas vivendo na miséria. E Pedro Alexandre está entre os cinco municípios baianos com maior percentual de pessoas em situação de miséria. De quem é a culpa? Vamos à resposta: Pedro Alexandre é a nossa casa. Um certo dia entregamos as chaves das portas de nossa casa a um “tomador de conta”. E o que aconteceu? O gerente da casa mudou a regra do jogo. Desarrumou totalmente a nossa casa. Transformou-a num canteiro de escombros e lixo. Fez de nossa casa um lugar de má fama, que nem mesmo os amigos de outras “casas” vizinhas querem visitar. Achou pouco e trouxe de fora inúmeras pessoas para morar em nossa casa. Nós, moradores naturais, ficamos do lado de fora, no terreiro, onde estamos até agora, debaixo de chuva, frio, sol, calor e poeira. Quem está dentro da casa são os tomadores de conta e seus parceiros, que se fartam à vontade, que dividem entre si as benesses do poder, em detrimento do nosso povo que vive na miséria. E agora? O que deve ser feito para retornarmos para dentro da nossa casa? Só tem uma saída (ou melhor, uma entrada): DECISÃO, UNIÃO E CORAGEM!
VOCÊ, FILHO(A) DE PEDRO ALEXANDRE, AMIGO(A) DE PEDRO ALEXANDRE, QUE NÃO ACEITA A IMPOSIÇÃO E A ARROGÂNCIA DE QUEM AINDA ESTÁ TOMANDO CONTA DE NOSSA CASA. VOCÊ QUE PENSA NA FAMÍLIA, NO FUTURO DE NOSSAS CRIANÇAS E JOVENS. VOCÊ QUE PRESERVA O RESPEITO E OS VALORES ÉTICOS E MORAIS. VOCÊ QUE NÃO ACEITA CONTINUAR COM OS PÉS NA LAMA DO DESGOVERNO QUE SE INSTALOU EM NOSSA TERRA, ENTÃO TOME UMA ATITUDE, JÁ! JUNTE-SE A NÓS! VAMOS MUDAR ESSA SITUAÇÃO QUE ENVERGONHA NOSSA GENTE. PROMOVA A CAMPANHA “TODOS POR PEDRO ALEXANDRE”.
“Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros”. (Che Guevara)
FERNANDO MOTA
Presidente do PT