O Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reuniu essa semana
especialistas e integrantes de movimentos sociais ligados a alfabetização para
debater o modelo da avaliação externa que será aplicada pelo instituto no 3º ano
do ensino fundamental. O período escolar é o último ano do ciclo de alfabetização que
compreende o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), cuja medida provisória foi aprovada esta semana pelo Senado Federal. O Pnaic prevê que todas as crianças das escolas públicas deverão ser alfabetizadas em português e matemática até o final
do terceiro ano do ensino fundamental, aos 8 anos de idade. Mais de 90% dos
municípios brasileiros aderiram ao programa. Para avaliar a evolução do pacto,
o texto do Pnaic prevê três eixos de avaliação: o primeiro, realizado continuamente pelos professores junto aos
alunos e que deve ser debatido no curso de formação de dois anos para os
professores alfabetizadores; o segundo eixo é a Provinha Brasil, já realizada
no início e no final do 2º ano; por fim, a avaliação externa. A fim de medir o
"ponto de partida" do pacto, o Inep planeja preparar a primeira
avaliação externa do período, para julho deste ano. Para isso, o conteúdo da
prova, o modo de abordagem e a aplicação devem ser definidos em um mês.
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