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segunda-feira, 6 de junho de 2011

OS DONOS DA MÍDIA

No Brasil é difícil um radialista, um jornalista ter total independência política. Boa parte das Rádios e TV no Brasil inteiro, pertence a vários executivos tanto, estadual como municipal, ou a parlamentares. A possibilidade de expor ao mundo ideais e pensamentos é tentadora e não escapa à classe política. No grupo dos donos da mídia no Brasil, os políticos têm notável representatividade. Para se ter uma idéia, 271 desses são sócios ou diretores de empresas de radiodifusão no país. Esses números não contabilizam aqueles que têm relações informais ou indiretas, como por exemplo, por meio de parentes ou laranjas, senão o numero aumentaria muito mais. Dos 27 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 20 estão representados por políticos como proprietários de veículos de radiodifusão. Os políticos do DEM saem na frente com 58 veículos e representam 24,1% do total da classe sócia de meios de comunicação. Os filiados ao PMDB aparecem em segundo lugar com 48 veículos em seu poder (17% do total), seguido dos políticos do PSDB com 43 canais de TV ou rádios. (dados da FNDC). Eles conseguem outorgas de Radio, até aquelas ligadas exclusivamente as comunidades, como são os casos das Rádios Comunitárias, que saem de forma rápida, para políticos ou pessoas próximas ou até laranjas. Das emissoras de freqüência modulada (FM), na capital Baiana e RMS, quase 50% são dos famosos políticos. Como podemos ser verdadeiros e transparentes?

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