A
Justiça Eleitoral começou a divulgar hoje (21) a campanha Voto Limpo, por meio
de peças publicitárias no rádio e na televisão. As mensagens pretendem
estimular os eleitores a participar do processo eleitoral e a escolher
candidatos ficha limpa, ou seja, sem problemas na
Justiça. De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a
campanha é composta por cinco filmes e cincopeças de divulgação para
rádio. Cada peça publicitária tem 30 segundos e trata de temas
relacionados à Lei Complementar 135/2010, a chamada Lei da Ficha Limpa, que
vale para as eleições municipais de outubro deste ano. Os filmes e a
propaganda de rádio alertam os eleitores para a importância de pesquisar o
passado dos políticos e conhecer as propostas de cada um. As mensagens da campanha incentivam a participação no pleito de
eleitores de todas as idades, inclusive os que têm 16 e 17 anos e os maiores de
70 anos, para os quais o voto é facultativo. Nas eleições anteriores, as
campanhas da Justiça Eleitoral tinham início com 60 dias de antecedência. Neste
ano, a campanha, de acordo com o TSE, ficará no ar nos 45 dias que
antecedem o primeiro turno da eleição. A campanha vai ao ar até o dia 4 de
outubro e, nas localidades onde houver segundo turno, será retomada logo após o
anúncio do resultado do primeiro turno, devendo ser encerrada no dia 26.A
decisão de exibir a campanha no mesmo período da propaganda eleitoral gratuita
foi da presidenta do TSE, ministra Cármen Lúcia. A escolha do tema Voto Limpo, de acordo com o TSE, também foi feita com
base no resultado da pesquisa. O estudo apontou que a Lei da Ficha Limpa ainda
é pouco conhecida pelos eleitores, apesar de ser uma lei gerada por iniciativa
popular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário