Eu tenho
parte de minha vida, dedicado a ele, comecei quando tinha apenas 17 anos, hoje são
mais de 30 anos dedicados a este extraordinário
veiculo de comunicação. Nas mais de 30 emissoras que trabalhei ou coordenei, me
ajudaram a ter uma visão mais ampla deste espetacular veiculo. Que aos poucos, vai perdendo espaço, em parte pela
forma que está sendo conduzido e até pelo surgimento de outras mídias, em
especial a Internet. É até natural, com advento da Internet e suas ferramentas maravilhosas
como, por exemplo, as redes sociais, o Rádio perde um pouco de sue publico. Há
uns 30 ou 40 anos atrás, existiam os radiodifosores, que eram dos “donos de
Radio”. Hoje existem os Aproveitadores (toda a regra tem exceção). Explico. Os políticos que utilizam deste
veiculo ao seu bel prazer, “os religiosos” que também em sua maioria utilizam
apenas para aumentar o faturamento de suas igrejas e etc. Bem, mais existem
outros motivos para que este meio de comunicação, aos poucos venha perdendo seu
prestigio. E a prova é a perda de publico,
de força e de prestigio. Hoje em dia, o rádio, que já foi o principal meio
de comunicação no país, tem penetração 22% menor do que a TV nos lares
brasileiros. Presente em 97% dos domicílios, a televisão é tão dominante que
43% das pessoas que navegam na web o fazem assistindo a programas televisivos.
As informações são do Ibope e estão reunidas na exposição Opinião – O que o
Brasil Acha do Brasil, um evento em comemoração aos 70 anos do instituto de
pesquisa. A projeção para o futuro não é das melhores, em especial aqui no
nordeste...
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