O prazo para o
recadastramento de quase 12 mil servidores aposentados oriundos de 49
órgãos da administração pública baiana termina no próximo dia 29. A ação
integra a primeira etapa do recadastramento anual da Previdência
Estadual, ligada à Secretaria da Administração (Saeb), que tem por
objetivo atualizar os dados funcionais dos inativos do Estado. Até esta
segunda-feira (15), 7.947 aposentados – 67% do total - já haviam
respondido ao chamamento da Previdência Estadual. Os 3.856 faltosos devem buscar
atendimento em qualquer uma das 51 unidades do Ceprev – localizadas nos
postos SAC da capital e interior, bem como nas unidades do Ponto Cidadão
– ou ainda o SAC Servidor, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h
às 17h, no Multishop Boca do Rio. É necessário apresentar os originais
da carteira de identidade (ou outro documento de identificação oficial),
com foto atual e em bom estado de conservação; CPF e comprovante de
endereço, como contas de água, luz ou telefone.O recadastramento de inativos também
pode ser realizado com hora marcada. Para isso, bastar agendar o
atendimento por meio dos números 0800 071 5353 / 4020-5353 para os
postos SAC do Shopping Paralela e Salvador Shopping, em Salvador; Feira
Centro II, em Feira de Santana; Conquista II, em Vitória da Conquista; e
Passeio Norte, em Lauro de Freitas.
Próxima etapa
Após a primeira etapa, serão
convocados os aposentados da Secretaria da Saúde (Sesab), com
recadastramento para os meses de março e abril. Como nos anos
anteriores, os pensionistas devem realizar o recadastramento no mês de
aniversário do ex-servidor que instituiu a pensão.De 2007 a 2015, as ações de
recadastramento suspenderam 2.282 benefícios pagos de forma irregular,
gerando uma economia de mais de R$ 136,6 milhões aos cofres públicos.
Informações adicionais podem ser obtidas no Portal do Servidor
ou pelo call center da Previdência Estadual, nos números 0800 071 5353
(para quem liga de telefone fixo da Bahia) e (71) 4020 5353 (para
ligações oriundas de fora do estado ou de celular).
Exceções
Quem residir fora da área de cobertura
previdenciária pode efetuar o recadastramento via correspondência,
enviando os documentos autenticados para o seguinte endereço: SUPREV -
Av. Tancredo Neves, nº 776, Bloco A, Caminho das Árvores, CEP
41.820-904, Salvador – Bahia. É imprescindível sinalizar na parte
externa do envelope a palavra ‘RECADASTRAMENTO’.Em caso de impossibilidade de
locomoção ou doença grave, o recadastramento pode ser feito mediante
procuração por instrumento público (originais e cópias), emitida até
seis meses antes da data atual ou através de formulário próprio
disponibilizado gratuitamente pela Previdência Estadual, além de
atestado médico original emitido, no máximo, até 30 dias, comprovando a
dificuldade no deslocamento ou a doença grave. No caso de ausência do domicílio, será
necessário apresentar um atestado de vida, declaração que pode ser
concedida por uma autoridade pública, como médico ou delegado,
confirmando que aquele servidor está vivo e reside no município
informado. Já os casos de falecimento devem ser imediatamente
comunicados pelos familiares do ex-servidor, mediante a apresentação da
respectiva certidão de óbito em quaisquer das unidades Ceprev, envio
pelos Correios à Suprev ou pelo fax (71) 3116-5464
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