Pesquisar este blog

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Documentário sobre refugiados 'Fuocoammare' ganha Urso de Ouro em Berlim, Brasil fica de fora, mais uma vez....


CINEMA
Mais uma vez o cinema Brasileiro está de fora, quando o assunto é premiação. O documentário "Fuocoammare" (Fogo ao Mar), do italiano Gianfranco Rosi, sobre o drama dos refugiados que chegam à ilha de Lampedusa, ganhou neste sábado o Urso de Ouro de melhor filme do Festival de Berlim. "Espero que este filme sirva para fazer as pessoas tomarem consciência de que as pessoas não podem continuar morrendo no mar para fugir de uma tragédia", disse Rosi ao receber o prêmio. O Urso de Prata de melhor direção ficou com a francesa Mia Hansen-Love pelo filme "L'Avenir". O Grande Prêmio do Júri foi para "Morte em Sarajevo", do bósnio Danis Tanovic. A dinamarquesa Trine Dyrholm ficou com o Urso de Prata de Melhor Atriz por seu papel em "Kollektivet" (A comunidade), do também dinamarquês Thomas Vinterberg. O Urso de Prata de Melhor Ator foi para o tunisiano Majd Mastoura em "Hédi", o primeiro filme em árabe apresentado na mostra competitiva do Festival de Berlim em duas décadas. O Brasil estava representado com três filmes na mostra Panorama - "Curumim", documentário de Marcos Prado; "Mãe Só Há Uma", de Anna Muylaert; e "Antes o Tempo Não Acabava", de Sérgio Andrade e Fábio Baldo - mas o premiado na seção paralela da Berlinale foi "Junction 48", do israelense Udi Aloni. A seguir, a lista dos ganhadores nas principais categorias do Festival de cinema de Berlim:

- Urso de Ouro de Melhor filme - "Fuocoammare", Gianfranco Rossi (Itália/França)
 - Grande Prêmio do Júri (Urso de Prata) - "Morte em Sarajevo" (Smrt u Sarajevu), Danis Tanovic (França/Bósnia)

- Prêmio Alfred Bauer (Urso de Prata a longa-metragem com novas perspectivas) - "Hele Sa Hiwagang Hapis" (A Lullaby to the Sorrowful Mistery), Lav Diaz (Filipinas)

- Urso de Prata de Melhor Atriz - Mia Hansen-Love, "L'Avenir" (França/Alemanha) 

- Urso de Prata de Melhor Ator - Majd Mastoura, "Hédi" (Tunísia)

- Urso de Prata de Melhor Roteiro - Tomasz Wasilewski, "United States of Love" (Zjednoczone stany mi%u0142o%u015Bci), (Polônia/Suécia)
 

Nenhum comentário: