Colocar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)
para andar em Salvador é determinação do governador Rui Costa alçada à
condição de prioridade máxima aos seus secretários da Casa Civil, Bruno
Dauster, e de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, e ao presidente da
Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eduardo Copello.
Para a tarefa, eles têm procurado alternativas frente à crise financeira
e orçamentária enfrentada no país. Além da busca por investidores
chineses, em andamento, o Governo do Estado abriu um outro possível
canal para o financiamento da obra: o Banco de Desenvolvimento da
América Latina (CAF).
Em videoconferência na sede da instituição financeira em Brasília,
realizada nesta segunda-feira (22), os secretários, o presidente da CTB e
o representante do Governo da Bahia na capital federal, Jonas Paulo,
conversaram com representante da diretoria e com especialistas do banco
na área de mobilidade urbana e infraestrutura. O secretário Carlos Martins explicou que o CAF demonstrou real interesse
ao conhecer o projeto e pediu detalhes. Ficou acertada uma visita
técnica a Salvador para que os representantes conheçam o local de
implantação do novo modal e, ainda, para que vejam outras possibilidades
de parcerias em obras de mobilidade tocadas pelo governo estadual. “Apresentamos a possibilidade de lançar a PPP [Parceria Público Privada]
com o empréstimo via CAF para o próprio Estado ou para o vencedor da
licitação”, disse Martins. Ele classificou a videoconferência como
positiva. “Houve boa receptividade. Avaliaram o projeto como viável e
importante para a mobilidade urbana da cidade”. A obra demanda investimentos de R$1,5 bilhão e, interligada ao metrô,
como quer o Governo do Estado, permitirá transportar mais de 190 mil
passageiros/dia. A área de implantação, no subúrbio da capital, possui
cerca de um milhão de moradores.
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