Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

CONTINUA A GUERRA DO REVISOR LEWANDOWSI QUE DIVERGE DO REVISOR JOAQUIM BARBOSA EM QUASE TUDO NO CASO DO MENSALÃO


Os dois vivem descordando no STF
Este julgamento do caso conhecido como Mensalão vai ficar  para sempre marcado, pela “guerra” direta do ministro Joaquim e Lewandowsi. O primeiro passa imagem quer todos estes que roubaram o dinheiro publico e destribuiram para amigos e para eles mesmos, paguem pelos seus crimes. Já o segundo passa a imagem de que o ministro Joaquim, é precipitado e não conhecedor plenamente das leis. O pior é que a maioria dos ministros acompanham fielmente os relatos de Joaquim Barbosa. No final, quem ficará mediante o povo? O ministro-revisor da ação penal do mensalão, Ricardo Lewandowsi, mais uma vez divergiu do relator Joaquim Barbosa, no julgamento do item final da denúncia do Ministério Público, e absolveu todos os réus enquadrados no crime de formação de quadrilha: o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, os ex-dirigentes do PT José Genoino e Delúbio Soares, Marcos Valério e os demais integrantes dos núcleos publicitário e financeiro do esquema. Na sessão desta quinta-feira – a 38ª da Ação Penal 470 – Joaquim Barbosa concordara, apenas, com a absolvição de Geiza Dias (Grupo Valério) e Ayanna Tenório (Banco Rural), que foram inocentadas, em etapas anteriores do julgamento, dos delitos de corrupção ativa e lavagem de dinheiro (a primeira), e de gestão fraudulenta e lavagem (a segunda). Os outros oito ministros vão se pronunciar a partir de segunda-feira.

Trechos do bate-boca entre os ministros Barbosa e Lewandowski

Barbosa
"Vossa Excelência é revisor desse processo. Dialogamos ao longo desses dois anos e meio em que Vossa Excelência é revisor. Causa-me espécie se pronunciar agora pelo desmembramento do processo, quando poderia tê-lo feito há seis, oito meses. Vossa Excelência poderia ter pedido, eu traria em questão de ordem".

Lewandowski
"Eu, como revisor, ao longo deste julgamento, farei valer o meu direito de me manifestar sempre que entender que isso seja necessário".

Barbosa
"É deslealdade!"

Lewandowski
"Eu acho que é um termo um pouco forte que Vossa Excelência está usando, e já está prenunciando que este julgamento será muito tumultuado".

Barbosa
"Vossa Excelência é revisor deste processo. Vossa Excelência não concorda com o julgamento pelo tribunal?" 

Nenhum comentário: