Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Globo é acionada pelo Ministério Público após possível racismo com boneco-esponja no BBB 16, e a novela Carrossel do SBT?




Dois pesos e duas medidas.  A globo como todas as emissoras de TV, no país, tem uma programação racista, isto qualquer pessoa com o uso mínimo da massa encefálica sabe disto. O negro é sempre visto nas telinhas fazendo os papeis menor, isto é fato. É sendo garçom, motorista, empregado domestico, prostituta, ou mesmo ladrão, traficante,  ou simplesmente os “manes gostosos”. Mas parece que as coisas estão mudando, na raça, e nos rigores da lei.  Um boneco de estética negra como esponja de lavar louças, no programa Big Brother Brasil 16, levou a TV Globo a ser investigada pelo Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF-RJ) por suspeita de discriminação racial. A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão enviou ofício à emissora, intimando-a a prestar esclarecimentos dentro do procedimento preparatório instaurado pelo órgão. Desde que o programa começou e o boneco foi exibido, diversas representações contra a TV Globo foram recebidas pela seção de atendimento ao cidadão do Ministério Público Federal. Em geral, todas alegaram que o objeto reforça um estigma de comparação entre o cabelo crespo e uma esponja de aço e amplia o preconceito contra o negro no Brasil. Antes da instauração do procedimento pelo MPF, embora já houvesse repercussão popular contra o utensílio, a Rede Globo havia informado que não tinha a intenção de retirá-lo do programa. Procurada pela reportagem nesta quarta-feira, 3, a emissora carioca informou que "a esponja citada, representando um dançarino disco dos anos 1970, faz parte de uma coleção que retrata ícones de gerações e culturas diversas, como uma moça descolada dos anos 60, um soldado da guarda inglesa e até a rainha Elizabeth". Segundo a Globo, os "outros modelos estão sendo colocados na casa conforme as necessidades de uso e já podem ser vistos no ar". Na nota encaminhada para a reportagem, a emissora não comentou a iniciativa do MPF-RJ. É porque não começou com uma esponja da rainha Elizabeth por exemplo pela lavar sanitário? E sempre a maldade com os negros.

No SBT na novela infantil Carrossel, negro é motivo de chacota e apelidos racistas...


Agora é bom o MPF, ficar de olho também, no SBT, tem duas novelas estranhamente racistas, e o que pior, feita para o publico infantil. Vou me deter, apenas no famoso Carrossel. Os personagens  são 99% brancos,  na tal da escola mundial, onde se passa toda a trama, e existe um único menino negro chamado Cirilo, este é o nome do garoto na novela. Ele é pobre, negro, e o que é pior, burrinho. E para piorar a situação, é apaixonado por uma menina rica, de cabelos loiros,  que só faz humilhar o pobre coitado moribundo do Cirilo, que é vitima, das brincadeiras mais ordinárias, por parte de seus “amiguinhos e colegas”.  Bem, não é que além de tudo isto, o Cirilo ainda serve de “mané gostoso da turma”? Pois é, todos as brincadeiras deselegantes dos “moleques” é para humilhar e debochar do “negrinho”. Eles raramente o chamam de Cirilo, mas de chocolate, choco e etc. É ou não é racismo? O mais grave é que a menina, por quem a pobre alma é apaixonado, a tal da Maria Joaquina, lembra  sempre ao Cirilo, que ele é, de uma classe social baixa, e diz que pessoas diferentes, tipo negro e branco não podem se relacionar. Bem, além dos erros crassos para uma novela que se diz infantil, como por exemplo; os meninos e meninas, vivem sonhando com casamento, namoro, trocam olhares, beijos e trejeitos, ou seja, esbanjam sensualidade. Pasmem os senhores e as senhoras, eles tem apenas entre 07 e no máximo 09 anos na tal trama. Fora isto, tem as crianças gordinhas, quem também são retratadas como burrinhas, retardas, assim, que nem o Cirilo. Só que no caso da pobre alma, ainda é pior. Pois os seus pais, logico negros, são retratados na trama, como verdadeiros “passa fome”. Mal vestidos, subservientes, acomodados...O que falta para estes entidades que se dizem protetoras do povo afrodescendentes tomar uma posição? Não é só a Globo e o SBT não. A novela os 10 Mandamentos e agora o filme da Record/Universal, colocaram os Egípcios como pessoas arianas, e sabemos que não era nada disto. Negro por lá, na trama da novela e do filme, só de binóculos. Que horror!

Nenhum comentário: